Fundo de investimento público dos Estados Unidos processa Eletrobras

Fundo de investimento público dos Estados Unidos processa Eletrobras
Fundo de investimento público dos Estados Unidos processa Eletrobras
Fecha de publicación: 19/08/2015
Etiquetas:

O fundo de investimento da cidade de Providence, Rhode Island, entrou com uma ação contra a   maior concessionária de energia elétrica no Brasil, a Eletrobras, por desviar fundos de contratos de construção e prestação de serviços para pagamentos ilegais a executivos e partidos políticos.


Kaplan Fox & Klisheimer LLP, com uma equipe composta pelos sócios Frederic Fox, Donald Hall, Laurence King e Hae Sung Nam e a associada Pamela Mayer, representam o fundo de investimento público.


O objetivo da corporação municipal é que o tribunal conceda o status de ação coletiva ao recurso interposto. Isso permitiria ao fundo representar os interesses dos detentores de ações da Eletrobras listadas no mercado de ações dos EUA.


Na ação, o fundo de investimento argumentou que a Eletrobras esteve envolvida em um enorme esquema de subornos e corrupção que atingiram os mais altos níveis da empresa e do Governo do Brasil, o principal acionista da empresa.


A ação indica que a empresa e os três executivos réus supostamente incorreram em subornos e corrupção, particularmente nos contratos para os projetos de construção do reator nuclear de Angra 3 e as barragens das hidrelétricas de Bello Monte e Jirau.


Informações da imprensa local indicam que os executivos da Eletrobras estão sendo investigados por terem recebido pagamentos ilegais das empresas participantes da licitação de um contrato de obras em Angra 3.


A ação foi registrada em 14 de agosto no Tribunal Federal do Distrito Sul de Nova York. A ação cita como réus o presidente da Eletrobras, José Costa Carvalho Neto, o diretor financeiro e de relações com os investidores, Armando Casado de Araújo, e o diretor de transmissão, José Antonio Muniz Lopes.


O Conselho de Administração da Eletrobras informou à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, sigla em Inglês) sobre a instalação de uma junta independente para conduzir uma investigação interna.


Tal comissão seria composta por Manuel Jeremias Leite Caldas, que é representante dos acionistas minoritários e por Ellen Gracie Northfleet e Durval Jose Soledade Santos. O comunicado acrescenta que eles serão responsáveis pela supervisão das investigações que estão sendo feitas pelo escritório de advocacia Hogan Lovells.


A advogada Gracie Northfleet é sócia fundadora do escritório Ellen Gracie Advogados e Associados. Ela também é vice-presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.


Soledade Santos é diretor-presidente da LOGZ, empresa de gestão de ativos portuários e serviços de logística do Brasil.

WordPress ID
15464

Add new comment

HTML Restringido

  • Allowed HTML tags: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.